O Hambúrguer
é, certamente, o sanduiche mais conhecido entre os mortais. O carro chefe das
lanchonetes americanas que ganhou espaço em todos os cardápios do mundo.
Também... Vai carne, pão e queijo, além de todos os "acessórios" possíveis, como bacon, salada, molhos, enfim... Quem
não vai topar??? Não conheço ninguém que não goste de um bom hambúrguer. E os hambúrgueres
artesanais e caseiros andam fazendo sucesso por aí. E as possibilidades de sabores são muitas.
Ele pode ser só com carne de boi ou uma mistura de carnes. Quando faço em casa
é uma mistura que já vão saber...
Essa receita aí de baixo fica saborosíssima, fiz um tempo atrás e contei com a ilustre ajuda do Enzo, meu filhote de 10 anos, que quis participar de todo o processo e tem se mostrado um belo aprendiz de cozinheiro. As fotos tiramos nas duas últimas vezes que fizemos a receita.
O que vai:
1 kg de
carne de boi moída duas vezes. Usei Patinho porque queria uma carne magra, já que a
gordura (necessária para a suculência e sabor do hambúrguer) já estará na carne
de porco.
125 gr de bacon
de pernil moído (sem couro)
125 gr de linguiça
de lombo moída (sem a tripa)
25 gr de
queijo parmesão ralado
1 cebola média
ralada ou batida
2 dentes de alho triturados
2 dentes de alho triturados
Como fazer:
1- "Mise en place" baby!!! Sempre. Comece separando os ingredientes, tudo o que for usar na receita. Isso facilita e agiliza muito.
1- "Mise en place" baby!!! Sempre. Comece separando os ingredientes, tudo o que for usar na receita. Isso facilita e agiliza muito.
2- Moa o que tem que moer. A carne você já pediu pra moer no açougue, na hora. Então agora é hora de moer o bacon e a linguiça. Eu uso um mini-processador da Cuisinart (foto acima) que resolve quase todos os problemas da minha vida, os da cozinha pelo menos.
3- Agora é só pegar um ball, ou uma bacia, ou uma travessa, ou qualquer coisa redonda que tiver aí e que couber os ingredientes. Coloque tudo lá, a carne moída, o bacon moído, a linguiça moída, o queijo ralado, a cebola batida, o alho, a pimenta e o sal. Pouco sal, vai corrigi-lo depois, lembre-se que vai linguiça e bacon. Misture bem, muito bem, e não tem jeito, tem que ser com as mãos. E nem preciso falar como elas devem estar, não é??? Ou a contaminação de seu hambúrguer (ou qualquer outro alimento manipulado dessa forma) será líquida e certa! Pode usar luvas se preferir, ou lavar bem as mãos e usar álcool 70 para desinfetar, como fizemos eu e o Enzo.
4- Depois de muito bem misturado é a hora da prova. Pra testar o sabor, principalmente o sal. Você tira um pouquinho faz uma bolinha, aperta com as mãos para formar um hamburguinho e grelha pro Enzo experimentar, foi serviço dele por aqui. E rouba uma mordida, afinal duas opiniões são sempre melhores do que uma. Corrija o sal se necessário e misture muito bem, mais uma vez.
5- Massa do hambúrguer pronta. Agora você divide em bolas com tamanhos iguais (os mais parecidos que conseguir, já que não usamos balança, foi tudo no zoiômetro). Essa receita rendeu 10 hambúrgueres de aproximadamente 140 gramas cada. Se achar que a massa está muito mole, deixe uns 30 minutos na geladeira antes de fazer as bolas.
6- Bolas feitas, você tem duas opções: utilizar o modelador de hambúrguer ou fazer na mão, afinal é artesanal ou não é? Como eu não tenho mais o modelador, foi na mão. Para isso, numa bancada, estique um plástico filme num tamanho que caiba todas as bolas e com espaço de uns 10cm entre elas. Cubra-as com outra camada do plástico filme e aperte uma por uma até conseguir o tamanho e espessura que deseja para o seu hambúrguer. Assim, os que não usar no dia, comer, eu quero dizer, já ficam embaladinhos, basta cortar o plástico entre um e outro, embrulhar e estarão prontinhos pra congelar. Veja as fotos abaixo!
E já era... Agora é só grelhar, na frigideira, na chapa ou na churrasqueira e aproveitar!
Comemos esse hambúrguer com um molho barbecue picante que também fiz em
casa. Esse aí da foto com a receita embaixo. Vale à pena!
MOLHO
BARBECUE PICANTE
800 gr de catchup
picante (ou não, se não curtir)
1 cebola pequena cortada em cubinhos miúdos
1 cebola pequena cortada em cubinhos miúdos
1 colher de
sopa de molho inglês
70 gr de manteiga
ou 1/3 de um tablete (eu disse manteiga, nunca margarina ou creme vegetal)
15 gr de açúcar mascavo ou 1 colher de sobremesa (uso o mascavo,
mas pode ser o branco)
½ tablete de caldo de carne dissolvido
½ tablete de caldo de carne dissolvido
1 folha de
louro
1 pitada de
páprica picante
Algumas
gotas de limão
Sal (se
necessário, experimente antes)
Numa panela antiaderente coloque a manteiga e frite a cebola até ficar quase transparente (dica: coloque uma colher de azeite de oliva para não queimar a manteiga).
Acrescente o açúcar e deixe derreter, até quase caramelar. Em seguida coloque os temperos: a folha de louro, a páprica picante, o caldo de carne e misture tudo.
Aí coloque o catchup, o molho inglês e as gotinhas de limão. Misture bem tudo e deixe cozinhando em fogo baixo até reduzir bem, mexendo de vez em quando.
E aí está o nosso hambúrguer artesanal com molho barbecue picante, bacon, queijo e molhos! Só te digo uma coisa... Faça!