terça-feira, 11 de março de 2014

Mini moranga com carne seca e requeijão



Moranga com carne seca é uma das especialidades da minha mãe, ela faz desde sempre. E eu adoro. Ela usa a Cabotiá comum, grande. E eu tinha uma pira com essas moranguinhas, as minis. Toda vez que as via no mercado pensava em comprá-las e inventar alguma coisa com elas. Dia desses, não resisti, comprei 4 e fiz a minha versão da receita da mamis.






O QUE VAI:

500 gr de carne seca 
4 unidades de mini-morangas (ou quantas você quiser)
3 colheres de azeite de oliva
1 cebola pequena picadinha
3 dentes de alho amassados
2 tomates sem sementes em cubinhos
3 colheres bem cheias de extrato de tomate
Meia abóbora cabotiá pequena
200 gramas (1 pote) de requeijão
1 creme de leite
Temperos: 2 folhas de louro, 1 pitada de orégano, 1 pitada de páprica picante (ou não), caldo de carne (de preferência natural), sal (só pra corrigir, lembrando que a carne seca já é salgada) e  umas 5 hastes de cebolinha.


COMO PREPARAR AS MINI MORANGAS:



1- Lave as morangas com uma buchinha limpa (tire toda a terra e o que mais tiver) e as seque.

2- Corte uma "tampinha" de cada moranga, como na foto. Nessa hora, cuidado com os dedos, ela é bem durinha e a faca pode escorregar.

3- Tire toda a semente e o "miolo" das moranguinhas, abrindo uma cavidade para o recheio. Mas deixe um pouco de abóbora pra comer junto.

4- Cozinhe as moranguinhas, numa panela funda e as encha com a água, ou elas irão boiar e o interior não ficará macio. Aliás, tenha cuidado para não deixá-las amolecer demais. Leva de 8 a 12 minutos. Para saber o ponto, espete um palitinho de dente com cuidado e saberá.

5- Retire-as da água, escorra e reserve. E vá cuidar do recheio. Claro que pode ir fazendo isso simultaneamente, como fiz... Mas se não tiver muita intimidade com as panelas, facas e fogo, melhor não!

6- Lá nos ingredientes tem "meia abóbora cabotiá pequena"... Então, essa deverá ser descascada, picada, cozida e amassada. Vai para o recheio.



COMO PREPARAR O RECHEIO DE CARNE SECA:



1- Dessalgue a carne seca com o método que preferir. Ou deixe de molho de um dia para o outro na geladeira e troque a água no dia seguinte (demorado, pra mim!). Ou vá aferventando a carne e trocando a água até achar o "seu" ponto. Ou use o método "osmose", cozinhando a carne na água com sal. Pois é, funciona. E se ficou curioso, google pra que te quero. Eu usei o método de fervura e foi rápido. Vá fazendo isso enquanto prepara as moranguinhas.

2- No dessalgue com fervura, a carne já vai cozinhando e chegando ao ponto de desfiar. Desfie e reserve.


3- Frite no azeite de oliva a cebola e o alho, e coloque o caldo de carne. Refogue a carne por uns 5 minutos e acrescente o tomate picado e o extrato de tomate, refogue por mais uns 2 minutinhos e acrescente 2 copos pequenos de água (400 ml) e deixe cozinhando, mexendo de vez em quando, até conseguir uma consistência de purê.


4- Quando conseguir a consistência de purê, acrescente a abóbora cabotiá (que já estará cozida e amassada, lembra?). Misture a abóbora com a carne e coloque a pimenta e a cebolinha picadinha.



5- Depois de acrescentar os últimos ingredientes, deixe mais uns 2 minutinhos mexendo sempre, desligue a panela e acrescente o creme de leite. E vai conseguir um "strogonofe" de carne seca, como na foto.



COMO MONTAR AS MINI-MORANGAS:





1- Forrar as mini morangas com requeijão, o fundo e as laterais. Lembre-se de deixar o requeijão fora da geladeira desde o início do preparo, e ele já estará cremoso como deve ser. Se não der tempo, ou esquecer, peça ajuda aos universitários, ou ao microondas. Deixei fora e ele estava na consistência perfeita. 



2- Recheie as moranguinhas com o creme de carne seca, cubra com mais um pouco de requeijão e leve ao forno para gratinar por uns 10 minutos.




3- Pronto! Agora é só decorar como preferir, afinal, começamos a comer com os olhos. Pra ficar lindinha, eu usei pimenta biquinho, chia (esses grãozinhos pretos, para quem não conhece), as "fitinhas" de cebolinha e uma redução de aceto balsâmico. Use a criatividade.

Quem disse que um jantar ou um almoço caseiro não pode ser especialmente simples???


Toques:


1- Ao comprar a carne seca, escolha de preferência o "traseiro", que apesar do nome, é uma carne mais limpa, com menos gordura e nervos. Eu comprei aqueles pacotes de 500 gramas embalados à vácuo (certifique-se se há mesmo vácuo), onde a carne já vem cortada em cubos... Pra que dificultar, não é?

2- Você pode substituir as moranguinhas por uma grande, o recheio é suficiente. As mini morangas são lindinhas, e o prato fica um charme, mas não são baratas. Quase R$ 4,00 a unidade, enquanto a moranga comum estava por menos de R$ 1,00 o Kg. Mas pra fazer uma graça de vez em quando é legal. Nesta receita, sobra recheio, que daria para mais umas 4 ou 6 moranguinhas, mas como fica tipo um estrogonofe de carne seca, fica delicioso com um arrozinho branco na próxima refeição.

3- Lembre-se que a carne seca já é salgada e mesmo com o dessalgue ela mantém algum sal. Mas com todo o preparo e cozimento pode ser que ao final seja necessário corrigir o sal, com cuidado, mas ao gosto do freguês!

Enjoy!